Banner página sobre

Rumo a uma nova jornada em 2021

Organizada por docentes do Departamento de Comunicação Social da UFPE, a Jornada de Estudos do Documentário (JED) é um evento de perfil acadêmico e extensionista, que acolhe pesquisadores interessados na investigação deste domínio audiovisual em suas múltiplas práticas. Inicialmente, o projeto despontou como um simpósio local, mas em sua segunda edição, realizada em 2019, teve sua programação ampliada, convertendo-se num congresso de âmbito nacional, além de incluir mostras fílmicas (competitivas ou não), conferências e oficinas em suas atividades. 

O legado de Freire nos inspira a refletir sobre as implicações entre Política e Cultura, entre as práticas e poéticas audiovisuais e pedagógicas, especialmente no momento atual marcado por retrocessos e ameaças nos campos da Educação, dos Direitos Humanos e, particularmente, das Artes. Além disso, entendemos que a relação entre documentário e educação abriga uma produção significativa do chamado “cinema do real”, um extenso leque de obras que solicita sempre novos olhares e revisões.

Esta delimitação, contudo, não é obrigatória e trabalhos com outras abordagens e focos investigativos são igualmente bem-vindos. 

A III JED tem o apoio institucional da UFPE, através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual.  E conta o patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). A produção do evento é da Jaraguá Produções. 

Acompanhe no site a atualização de notícias, a divulgação do cronograma dos trabalhos selecionados e das mesas temáticas, a chamada para o envio de filmes para as mostras e a abertura para o cadastro de participantes. Todas as atividades serão gratuitas.